Temas possíveis para a prova de redação do Enem e os segredos da construção do texto

Estudantes brasilienses concluem simulado do Enem Colégio Setor Oeste, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 7/7/2016 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O THMais traz as dicas de temas que podem fazer parte do Enem, que ocorrerá no dia 05 de novembro. O responsável pelas dicas é o professor Sérgio Degrande Jr., que há mais de 45 anos leciona redação, em diversas escolas brasileiras. Conhecido como “Guru do Enem”, apresenta as possibilidades que o candidato deve conhecer para preparar um bom texto.


-1- O BÁSICO QUE O CANDIDATO PRECISA CONHECER
O primeiro conceito é o conhecimento do gênero textual. O Enem solicita que o aluno prepare uma redação dissertativa-argumentativa, ou seja, quer que o candidato faça uma reflexão, emita um ponto de vista sobe um assunto que, quase sempre, está nos noticiários e no dia a dia dele. Quanto a isso, o Enem é claro, o tema versa sobre acontecimentos de relevância para a sociedade, incluindo a possiblidade de uma análise social, científica ou cultural.


-2- O SEGREDO DA PROVA
Muito mais do que emitir um ponto de vista, o ENEM está centralizado em dois pontos essenciais: a problematização e a intervenção. A partir de uma proposta temática, cabe ao candidato problematizar o assunto e buscar mecanismos que possam minimizar os seus efeitos ou, se puder, solucioná-los. Isso é problematizar e intervir. Um exemplo que simplifica isso é o tema da lei seca. Quando o Enem propôs os efeitos da lei seca na sociedade, cabia uma problematização: podemos beber e dirigir? A resposta é não devemos. Então o problema está na situação: se não devemos beber e dirigir, por que tantos bebem e dirigem? A partir dessa premissa, o candidato apresenta causas, efeitos e busca soluções que amenizem ou deem cabo ao problema.


Esse é o segredo da prova de redação do Enem. Toda proposta precisa ser pensada no sentido de oferecer um problema a ser debatido, discutido e quem sabe, solucionado. Quanto mais conteúdo nesse processo, maior será a nota. Então a leitura de jornais, revistas, as considerações obtidas nas aulas, tudo isso forma o que chamamos de repertório, que é a seiva que dará a nutrição necessária ao texto.


-3- O CUIDADO COM A LINGUAGEM
Fazer uma boa redação não quer dizer escrever bonito, ou usar termos que moram nas cavernas do dicionário. O uso da língua portuguesa culta tem outra característica, significa escrever de maneira coesa, coerente, observando as regras gramaticais básicas, como ortografia, acentuação, uso da crase, regência e concordância. Em suma, o texto precisa ser compreensível, ter um começo, meio e fim. As ideias precisam ter clareza, sentido, organização. Os termos precisam ser posicionados de maneira tal que não gerem contradição, incoerência, generalização, afirmações absurdas, desconhecimento de causa.
Tudo isso é fruto de treinamentos, de horas e horas que o candidato passou escrevendo e levando aos professores no decorrer do ano. Da noite para o dia, ninguém conseguirá produzir um bom texto e isso foi avisado ao longo dos cursos.


-4- TEMAS INTERNACIONAIS
Como o Enem se baseia na relação problematização/intervenção, os temas fora da esfera nacional ficam complicados, já que o processo de intervenção nem sempre está à disposição dos brasileiros, o que pode deixar esse item bem subjetivo ou muito rasteiro. Melhor é analisar o que marcou a sociedade brasileira. Os assuntos internacionais serão explorados, certamente, nas provas específicas, como humanas ou biológicas. A redação não contempla essa temática, o que não quer dizer que não possa ser usada como exemplos, citações ou alusões.


-5- OS TEMAS ESTÃO NA MÍDIA
O repertório é fundamental na elaboração do texto. Quanto mais informações o candidato dispuser, mais qualitativo tende a ser o texto final. O Enem, pensando nisso, busca analisar os assuntos que estão à disposição de todos na mídia. Assim, uma busca nos jornais, nas revistas, na internet pode ajudar profundamente.

O que foi mais trabalhado no ano? O que esteve mais vezes na mídia? O que chamou a atenção da sociedade?

Vamos relembrar o que foi destaque, o que gerou discussão, o que todas as pessoas que estão habituadas à leitura são capazes de analisar, problematizar e buscar intervenções eficazes.


-6- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O uso da IA, ou seja, a inteligência artificial foi um tema bem discutido nesse ano, principalmente o uso de ferramentas com o GBT. A mídia cansou de tratar desse assunto. O uso da inteligência artificial não somente na elaboração dos textos, mas na propaganda, no trabalho, nas relações interpessoais e assim por diante. Mas qual será a problematização? A inteligência artificial é uma ferramenta extraordinária no desenvolvimento social, no entanto, ela gera desemprego, seu mal uso pode levar a fake News, a golpes, violência, entre outros. Como solucionar ou amenizar essa situação? Eis uma proposta a ser trabalhada.


-7- ETARISMO
Outro assunto enfatizado pela mídia é o etarismo, que significa um preconceito contra as pessoas mais velhas. Lembram-se do caso da mulher que entrou na faculdade e foi alvo de preconceito de colegas por ser mais velha? Pois bem, isso foi largamente abordado durante o ano. O problema está claro. Por que a sociedade tem preconceito contra pessoas mais velhas quando não deveria ter? Vejam como dá para trabalhar as causas e consequências do problema e ainda buscar uma maneira de amenizar os efeitos desse preconceito no tecido social.

-8- AÇÃO DO HOMEM NA TRANSFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Esse tema não é novo no Enem, ele já foi abordado tantas outras vezes, no entanto, nesse ano, tivemos invernos e verões rigorosos, enchentes, secas catastróficas. Por que a sociedade insiste em alterar o meio ambiente, mesmo sabendo das consequências desastrosas de sua atitude? O que fazer para que isso tenha fim ou não terá fim?


-9- MANUTENÇÃO DOS VALORES DEMOCRÁTICOS
O Enem não gosta muito de abordar temas políticos, mas o 8 de janeiro foi marcante na história do país. Não exatamente no sentido político-partidário, mas na manutenção dos valores da democracia, da necessidade da preservação das conquistas sociais ao longo do tempo. O uso da violência e contraponto aos princípios democráticos questionam a estabilidade do país. O que deveria ser preservado, acima de qualquer lado político, foi violentamente atentado contra a sociedade. Como resolver isso? Como valorizar as conquistas? A democracia é estável ou instável? Tema excelente para ser abordado. Aliás, se ele for pedido, evite se posicionar partidariamente. Não é essa a abordagem. O tema seria a manutenção dos valores democráticos, independente das paixões partidárias.


-10 – MOBILIDADE URBANA
As cidades devem ser feitas para o homem e não para os carros. Eis aí uma problemática que pode fazer parte da prova. Por que as cidades privilegiam os carros e não os homens? Por que escadas e não rampas? Por que as passarelas de deficientes visuais não existem ou se existem terminam em postes? Por que não há sinais sonoros nos semáforos? Por que não cuidam das calçadas? Por que o transporte público é deficiente?

Observem que esses pontos geram boas discussões acaloradas que possibilitam intervenções interessantes.

Em resumo, todos os temas que fazem parte do dia a dia dos cidadãos são fundamentais para o texto do Enem. O segredo é saber problematizar, buscar as causas, determinar as consequências e intervir de forma qualitativa.

Neste domingo, o THMais estará acompanhando a prova de redação e, assim que a temática for apresentada, vamos comentar.

Veja a íntegra da entrevista do professor Degrande, no programa Aqui Pod Tudo, um podcast com o jornalista José Fernando Chiavenatto sobre o assunto: 

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