O Ocupa Resistência! realiza no dia 19 de novembro, às 10h, festival de música e dança que atravessa a diversidade da cultura negra por meio de suas rodas: a capoeira, o samba, o Hip Hop, o maracatu e a religiosidade de matriz africana. A entrada é gratuita e o projeto foi contemplado pelo pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
“O Ocupa Resistência!” é um projeto do “Ocupa Vila” que, a partir das ações culturais da oficina de Breaking (Ocupa Ere: Festival de Circo), tem como cerne as manifestações culturais e o fortalecimento da arte e da cultura negra, periférica de Campinas. Esta é a 3ª edição do Festival Ocupa Resistência!
Sobre o Ocupa Vila
É um coletivo de movimento de arte e cultura independente e de resistência no território de Barão Geraldo – este movimento faz ligação com pautas sociais e culturais voltadas à população marginalizada. Desde a sua criação, em 2019, seu principal objetivo é abrir portas e oportunidades para pequenos artesãos – da culinária e do artesanato – artistas e fazedores de cultura. Constituindo-se um movimento de ajuda mútua. É um elo de pertencimento da população ao seu território, com atuações sociais.
Programação
Exposição de desenho do artista e ilustrador Douglas Garzo
– 10h Canto pra Exu, Pai Joãozinho
– 11h Intervenção na Biblioteca do Ocupa, Elisa Prieto
– 11h30 Oficina de Breaking, Bboy Cia
– 13h Biriba é pau, Campinas tem Berimbau, Casa Avuô
– 14h Roda de Capoeira, Casa Avuô
– 15h40 Beto Safranova e convidados
– 17h Cortejo de Maracatu, Maracatucá em parceria com o Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues e a participação do Mestre da Nação do Maracatu Porto Rico, Chacon Viana
Cachola de Slam, MC Nilvana Sena
Falas e intervenção: Douglas Garzo, Ana Scatolin, BBoy Cia, Marcelo “Passarinho”, Gabriel Tonon e Maíra Sampaio
Festival Ocupa Resistência
dia: 19/11
Hora: às 10h
Local: Praça da Vila São João – Rua Dirce Barbiere Gianese, Vila São João. Barão Geraldo.
Mais informações: @ocupavila.saojoao