Na próxima sexta-feira, 13 de junho, será lançado o aguardado single da nova regravação da icônica canção “Vamos fugir”, reunindo Samuel Rosa, ex-vocalista do Skank, e Gilberto Gil, o autor original da faixa. O reencontro carrega um forte simbolismo musical e afetivo, especialmente para os fãs do reggae nacional.
Gil foi um dos pioneiros na disseminação do reggae no Brasil nos anos 1970 e consolidou esse vínculo com o gênero ao lançar, em 1984, a faixa “Vamos fugir (Gimme your love)”, parceria com Liminha, incluída no álbum Raça Humana. A música logo se tornou uma das mais marcantes da obra de Gil, ao lado de “Tempo rei”.
Desde então, “Vamos fugir” foi regravada por diversos artistas e bandas brasileiras — entre eles, Daúde, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Afroreggae, Natiruts, Trio Nordestino, Planta & Raiz, além da dupla sertaneja Victor & Leo. No entanto, a reinterpretação que mais impactou o público foi a do Skank, em 2004, duas décadas após o lançamento original, para a coletânea Radiola.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/Z/BLwKYnQtuXwjGriPGm6g/samuelgil.jpg)
Samuel Rosa e Gilberto Gil. Foto: Brunini / Divulgação
A importância do reencontro entre Gil e Samuel Rosa está justamente nessa história compartilhada com a música. Antes desta regravação, os dois já haviam se encontrado em estúdio na gravação de “Could You Be Loved”, clássico de Bob Marley, em 2002, no álbum Kaya n’gan daya, projeto em que Gil revisitou a obra do astro jamaicano.
O lançamento do single nesta sexta-feira também abre especulações sobre uma possível participação de Samuel Rosa no show “Tempo rei”, que Gilberto Gil apresentará no sábado, 14 de junho, no Mineirão, em Belo Horizonte — cidade natal de Samuel. O evento faz parte da última grande turnê do artista baiano, aumentando ainda mais as expectativas desse momento simbólico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/4/3Y19hhTAuT7YJYdfCiGw/samuel-gil.jpg)
Samuel Rosa e Gilberto Gil. Foto: Brunini / Divulgação