A Polícia Federal em conjunto com a Marinha do Brasil realizou mais um combate ao tráfico de drogas no Porto de Santos. A ação resultou na apreensão de cerca de 211 kg de substância com características de cocaína.
Essa operação aconteceu na última terça-feira (2). O entorpecente estava escondido em um compartimento submerso do casco de navio, que se encontrava atracado no Porto com destino a Alemanha.
A embarcação foi escolhida para inspeção com base em critérios de risco e inteligência da Polícia Federal. Durante a inspeção, realizada por mergulhadores da Marinha junto com a equipe do Núcleo de Polícia Marítima, foram localizados fardos contendo a substância suspeita.
Esta substância foi apreendida e será realizada perícia do material. A investigação sobre o caso será conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Santos para comprovação da materialidade e autoria de crime de tráfico internacional de drogas.
Na segunda-feira (1), a terceira fase da Operação Verão foi encerrada, porém, o combate às ações criminosas em toda a Baixada Santista prossegue no Porto de Santos. Militares da Marinha do Brasil estão atuando há mais de 150 dias na Operação “Lais de Guia”, que ocorre no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prevista para durar até 3 de maio deste ano, conforme o Decreto assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2023.