Para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, a Prefeitura de São Paulo ampliou a campanha de vacinação com postos itinerantes em estações da CPTM, terminais de ônibus e no Terminal Rodoviário do Tietê. A ação teve início nesta segunda-feira (9) e será realizada até o dia 27 de junho, sempre de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias 19 e 20 de junho, por conta do feriado de Corpus Christi.
Em entrevista à Novabrasil, a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Luciana Ursini, afirmou que a baixa adesão preocupa. “Saber exatamente o motivo da ausência das pessoas é difícil, mas estamos tentando de todas as formas incentivar a vacinação. É por isso que iniciamos essa ação em toda a capital”, explicou. Ela lembrou que o lançamento da campanha coincide com o Dia Nacional da Imunização, comemorado em 9 de junho.
Estratégia eficaz
Segundo a coordenadora, levar a vacina para locais de grande circulação tem se mostrado uma estratégia eficiente. “Essas ações costumam ser bastante exitosas. Já fizemos em outros anos e, como o resultado foi positivo, estamos repetindo”, disse.
Luciana esclareceu que a vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, exceto para quem estiver com febre. “Se estou com quadro febril agudo, espero melhorar e me vacino. Mesmo quem já teve gripe ou resfriado esse ano, mas ainda não tomou a vacina, deve se vacinar.”
Onde se vacinar
Confira os locais de vacinação itinerante:
Estações da CPTM: Luz, Engenheiro Goulart, São Miguel, Itaim Paulista, Corinthians-Itaquera, Perus e Pirituba (das 8h30 às 17h)
Terminais: Cidade Tiradentes (8h às 16h), Cachoeirinha e Rodoviária do Tietê (9h às 16h)
Além desses locais, a vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário. A população pode consultar a unidade mais próxima pelo site buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.